terça-feira, 21 de agosto de 2012

Cacos & Cacarecos



Desde que o homem aprendeu a polir a pedra (por volta de 6.00 a.C), a formar a cerâmica para preparar seus alimentos, a trabalhar e com técnicas de tecelagem das fibras animais e vegetais ele se deu, instintivamente como artesão.
Respondendo por todas as etapas e processo de transformasção e criação da matéria prima em produto final,o artesão não trabalha só... geralmente tudo inicia como pequenas oficinas familiares.
Com o passar dos tempos, o conhecimento que o "mestre artesão" possuía era dividido com seus pupilos, fazendo com que a arte e cultura de uma determinada região permanecesse viva.
Durante a Revolução Industrialalguns teóricos do séc. XIX tentaram defender o artesanato frente a queda que este poderia sofrer com a mecanização de produção. Estes intelectuais afirmavam que ue o artesão tinha uma maior liberdade, por possuir os meios de produção e pelo alto grau de satisfação e identificação com o produto.

 Nosso  Ateliê Cacos & Cacarecos busca proporcionar uma continuidade disto, seja na forma de conservar algum tipo de cultura, seja de maneira a aproveitar a liberdade para criar,  onde se pode experimentar, manipular e produzir um ou mais tipos de arte, tais como: fotografia, pintura, trabalhos com tecido, madeira, etc.

Nossa ideia de organizar o ateliê partiu do momento em que sentimos necessidade de fazer algo que nos trouxesse inspiração e ajudasse a relaxar da rotina cansativa do dia a dia. Esta ideia foi crescendo, e decidimos aprender técnicas e tentar nos aperfeiçoar mais e mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário